AUDIÊNCIA PÚBLICA BUSCA SOLUÇÕES PARA A DUPLICAÇÃO DA BR-116

Publicado em: 21/03/2017 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Uma comitiva barrense que contou com o vice-prefeito Carlinhos Salomon, secretários, vereadores e funcionários municipais, juntou-se a representantes da zona Sul do Estado nesta segunda-feira (20), em audiência pública na Assembleia Legislativa, para pedir a liberação de investimentos com o objetivo de acelerar a duplicação da BR-116. O pleito é para que sejam remanejados R$ 200 milhões, em 2017, possibilitando a conclusão de 120 quilômetros de rodovia. Até o momento, o orçamento da União para 2017 prevê o aporte de R$ 59 milhões. O secretário nacional de Orçamento e Gestão do Ministério dos Transportes, Luciano Castro, o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, o senador Lasier Martins, além de deputados estaduais e federais, receberam a comitiva formada por prefeitos da região, vereadores, secretários municipais, representantes de universidades e associações.
O representante do governo federal, Luciano Castro, reiterou a garantia de liberação dos R$ 59 milhões e disse que, a partir do segundo semestre, o Ministério vai fazer uma análise global das obras em andamento. A partir desse estudo existe a possibilidade de se fazer o remanejamento orçamentário. Além disso, ressaltou que se houver a liberação de mais recursos, a prioridade é concluir os trechos onde as obras já começaram. Franco destacou que pretende ir até a região dentro de 30 dias para conversar com engenheiros e verificar o que pode ser feito.
A audiência que ocorreu no Vestíbulo Nobre Érico Veríssimo, teve na abertura a fala do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Edegar Pretto (PT). O deputado salientou a importância da obra, não somente porque boa parte da riqueza do estado passa pela rodovia rumo ao Porto de Rio Grande, mas também pelas vidas perdidas devido aos acidentes frontais.
Segundo relatório da Polícia Rodoviária Federal, analisando-se os dados de acidentalidade e mortalidade no trecho de 10 quilômetros da rodovia entre os municípios de Eldorado do Sul e Guaíba, cuja obra de duplicação já foi concluída, é notória a queda do número total de acidentes, do número total de óbitos e a extinção das colisões frontais em 2014 e 2015 e por consequência dos óbitos em virtude deste tipo de acidente.