BARRA DO RIBEIRO BUSCA REFERÊNCIAS EM DOIS IRMÃOS PARA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Publicado em: 19/04/2018 10:36 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação / Fabiano Querotti

Na manhã desta quarta-feira (18), uma equipe da prefeitura de Barra do Ribeiro esteve no município de Dois Irmãos, onde visitou a cooperativa de reciclagem da cidade. A comitiva barrense foi recebida pelo presidente da cooperativa, Paulo Roberto Correa dos Santos.

Iniciado em 1994, o recolhimento domiciliar de recicláveis cobre hoje a totalidade da cidade, tanto na área rural quanto urbana. As campanhas de incentivo à participação dos moradores vêm obtendo retornos muito positivos, levando ao atual índice de reciclagem de aproximadamente 27% do total de resíduos sólidos coletados.

Fundada no mesmo ano da implantação da coleta seletiva, a Cooperativa de Trabalho dos Catadores e Recicladores de Dois Irmãos opera todo o sistema de recolhimento de resíduos sólidos urbanos do município de 30 mil habitantes. “Os caminhões pertencem à Prefeitura e os motoristas são funcionários públicos. Fora isso, todo o trabalho é feito pelos cooperados. Os recicláveis vão para a Usina Municipal de Reciclagem, onde são triados e beneficiados os resíduos plásticos e separados os demais materiais - papéis, vidros, metais, eletrônicos e óleo vegetal usado - que seguem para a reciclagem”, explica Paulo Roberto. “Enquanto isso, os rejeitos da Usina e materiais orgânicos são encaminhados para a Estação Municipal de Transbordo, onde permanecem por até três dias, tendo como destino final um aterro sanitário privado, no município de São Leopoldo.”

A cooperativa tem contrato de prestação de serviço com a Prefeitura e conta com 38 cooperados. É sua responsabilidade operar a Usina Municipal de Reciclagem que conta com dois galpões (um para separação dos resíduos e beneficiamento dos plásticos e o outro para armazenamento dos materiais triados), uma esteira de 12 metros adquirida em 2013, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente (Fundema), transformador de alta potência, prensas, moinhos de plástico, centrífugas, aglutinadores e extrusora, bem como empilhadeira e retroescavadeira hidráulica, obtidas por meio de convênio com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde.

Para estimular o comprometimento da população com a separação dos resíduos domésticos, a Prefeitura mantém um Programa de Educação Ambiental que desenvolve diversos projetos na rede municipal de ensino - como os Monitores Ecológicos, que oferecem atividades ambientais para mais de 180 crianças no contraturno escolar, e o Lixo Transparente, que acompanha continuamente o índice de separação de resíduos nas escolas (em 2014, a menor taxa foi de 86,1%). Recentemente, a cooperativa realizou também um trabalho de sensibilização porta a porta em todos os bairros, com explicações e entrega de informativos aos munícipes, observando uma melhora relevante nos índices de separação de resíduos.

A gestão municipal vê como essencial a implantação da coleta seletiva em Barra do Ribeiro e pretende usar toda a experiência de Dois Irmãos. Além de resolver um problema ambiental, há também a perspectiva de geração de renda para várias famílias.