PREFEITOS DA REGIÃO CENTRO-SUL ASSINAM TERMO PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVO E MODERNO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Publicado em: 07/02/2018 15:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Prefeitos das cidades da região centro-sul buscam um novo e moderno sistema de iluminação pública para as suas cidades, através de uma parceria público-privada. Na última segunda-feira (05), o prefeito Jair Machado esteve em Camaquã, onde um importante passo foi dado com a assinatura de um termo de acordo de cooperação técnica entre o BNDES e o Consórcio Intermunicipal Centro-Sul.

O Consórcio Intermunicipal Centro-Sul e a Associação dos Municípios da Costa Doce se uniram no propósito de modificar o sistema de iluminação pública de maneira eficaz através do projeto de iluminação de LED. Os Prefeitos visitaram o Tribunal de Contas e o Ministério Público e explicaram a ideia de implementação. A busca destes órgãos foi para afastar a picaretagem. Hoje, avançam, para ser o primeiro consórcio do Brasil com este modelo. E ainda contam com o apoio do BNDES, FURG, Fundação Getúlio Vargas e UFRGS.

O projeto na gestão de iluminação pública vai beneficiar os moradores das cidades de Barra do Ribeiro, Tapes, Guaíba, Camaquã, Cristal, Amaral Ferrador, Arambaré, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul e Sertão Santana. Além das cidades de Turuçu, São Lourenço, Eldorado do Sul e Barão do Triunfo.

A PPP da Iluminação Pública não vai prever apenas a troca de lâmpadas para deixar as cidades mais iluminadas. A implementação que fará a substituição das lâmpadas comuns pelas lâmpadas de LED nos municípios da região Centro-Sul também possibilita a transmissão de telefonia, fibra ótica e demais serviços como distribuição de internet, modernizando os sistemas de transmissões das cidades envolvidas no projeto.