Barra do Ribeiro adere ao Programa Saúde da Pele

Publicado em: 08/02/2019 14:35 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer.  Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol.

Em Barra do Ribeiro, começa a ser oferecido aos agricultores, devido ao trabalho excessivo ao sol, o programa Saúde na Pele, que consiste na distribuição de protetor solar para essa classe, de forma gratuita.

Na manhã desta sexta-feira (8), na sede do Sindicato Rural de Barra do Ribeiro, foram entregues os protetores para os agricultores Ivo e Neusi Raubach e Giselda Gross, os primeiros beneficiados. Estiveram presentes a Chefe de Gabinete Kátia Olizsewski, representando o prefeito Jair Machado, a secretária de Saúde Leonice Capitanio, Neiva Souza e Cláudio Henrique do sindicato.

ENTENDA O PROGRAMA SAÚDE NA PELE

É um programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) e as Secretarias Municipais de Saúde. Os STRs são responsáveis em preencher os formulários necessários, bem como, anexar a documentação que comprove que o solicitante seja de fato agricultor familiar, residente no município onde solicita a sua inclusão no programa. Após a documentação estar pronta (preenchida e assinada) é enviada a Secretaria Municipal da Saúde onde o responsável farmacêutico, insere os dados no sistema do programa e posteriormente o (a) agricultor (a) aguarda a liberação do protetor, que é retirado junto a Farmácia da Unidade Básica de Saúde.

COMO FAZER PARA TER ACESSO AO PROGRAMA?

O agricultor familiar que deseja se cadastrar ao programa, deve comparecer ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e fazer um cadastro de todos os membros do grupo, ou seja, aqueles que desempenham atividades agropecuárias diariamente. Após, o cadastro é enviado para a Secretaria Municipal da Saúde, que se encarregará de fazer a distribuição e o controle do protetor. Serão entregues 3 filtros solares ao ano para cada membro cadastrado, ou seja, um frasco de 4 em 4 meses.

QUEM TEM DIREITO A INSCREVER-SE NO PROGRAMA?

Têm direito a solicitar o protetor solar os agricultores familiares, ou seja, aqueles que de fato estejam exercendo atividade rural, incluindo neste grupo, inclusive os filhos (maiores de 14 anos) de agricultores rurais que estejam juntamente com seus pais exercendo atividade agrícola na propriedade.

Os agricultores devem comparecer munidos de:

Cartão SUS;

Bloco de produtor dos últimos 12 meses;