História

A ORIGEM DE BARRA DO RIBEIRO

Prof. Luís Eduardo Souza Fraga

 

          Até 1754, século XVIII, a região que deu origem ao município de Barra do Ribeiro pertencia à freguesia de Viamão, sob o domínio da Coroa Portuguesa, assim como toda a área habitada da Província, com exceção apenas de Rio Grande.

Também em 1754, foi fundada a Freguesia do “Senhor Bom Jesus do Triunfo”, atuais municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Triunfo, Charqueadas, São Jerônimo, entre outros, e incluía todas as terras a oeste do Lago Guaíba, a partir da margem norte do Rio Jacuí até o Rio “Camaquam”.

Em 1780, uma Sesmaria de terra foi doada a Antônio Alves Guimarães, pelo governo português e ali foi instalada uma charqueada, para produção de charque (carne salgada e seca ao sol), essa charqueada deu origem ao primeiro nome do pequeno povoado, que mais tarde se desenvolveu, sendo assim, “Charqueada da Barra”, o primeiro nome (ainda de maneira informal, apenas um apelido ou referência para localização), daquele que viria a ser o atual município de Barra do Ribeiro.

Posteriormente o vilarejo que se formou ganhou o nome de “Vila da Barra” e passou a pertencer a essa nova divisão pontifícia, “Senhor Bom Jesus do Triunfo”, até o ano de 1809, quando os territórios da Província foram mais uma vez divididos, então a “Vila da Barra”, desta feita, passou a pertencer à freguesia de “Dores do Camaquam”, atuais municípios de Camaquã, Tapes, Sentinela do Sul, entre outros da região.

A freguesia de “Dores do Camaquam”, por sua vez, fazia parte do município de Porto Alegre, que foi fundado em 1772, sendo oficializado no mapa da província juntamente com outros três, Rio Grande, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha. Originando oficialmente os primeiros quatro municípios do Rio Grande do Sul, em 1809...leia a matéria completa aqui".