BARRA DO RIBEIRO RECEBE O TÍTULO DE “TERRA DA FÁBRICA DE GAITEIROS”

Publicado em: 06/09/2019 11:15 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A tarde desta terça-feira (3) foi muito especial para o município de Barra do Ribeiro. Em Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa/ RS, foi votado e aprovado por unanimidade o PL 226/2019 de autoria do deputado Sérgio Turra (Progressistas), que declara o município de Barra do Ribeiro “Terra da Fábrica de Gaiteiros” e reconhece o Instituto Renato Borghetti de Música e Cultura, suas atividades e eventos como de relevante importância para a educação musical, turismo e a cultura Rio-Grandense.

Segundo o prefeito Jair Machado, “o projeto é um importante passo para o turismo do município, pois valoriza a cultura, reconhece os esforços do Instituto, fortalece os laços com o embaixador Renato Borghetti e coloca Barra do Ribeiro em evidência”.

“Todo esse trabalho é realizado pelo Borghetti, um músico que teve a sensibilidade de reconhecer uma das maiores tradições gaúchas. Ele, que viu na sua trajetória a possibilidade de fazer história para as novas gerações, merece esse reconhecimento do nosso Parlamento”, justificou Turra em seu discurso.

“Quando iniciamos este trabalho, eu sabia que estávamos criando um projeto relevante para toda a sociedade. Porém, não imaginávamos que alcançaríamos este patamar em tão pouco tempo”, disse Borghetti.

Uma comitiva formada por mais de cem barrenses acompanhou a votação no Plenário 20 de Setembro. Dentre eles o prefeito Jair Machado, o vice-prefeito Carlinhos Salomon, os vereadores Cirineu Iplinski, João Francisco Feijó, Lucas Campos e Eduardo Bischoff, os secretários Everton Antunes, Rose Souza, Giselda Vilanova, Jonatas Branco e Paulo Terra Júnior, além de representantes das entidades tradicionalistas, escolas e, claro, Renato Borghetti e os pequenos gaiteiros.

Os deputados Tiago Simon e Zé Nunes, também fizeram questão de utilizar a tribuna para enaltecer a grandiosidade do projeto.