O prefeito Jair Machado e uma comitiva formada por mais de 200 prefeitos gaúchos, liderada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), participou da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorreu de 21 a 24 de maio.
Durante os quatro dias de evento, com o tema Compromisso com o Brasil, mais de cinco mil gestores públicos debateram a pauta municipalista, com a presença de autoridades governamentais e parlamentares de todos os Estados. A programação contou com a realização de arenas temáticas para abordar questões em áreas como as da educação, saneamento básico, turismo, saúde, cultura, trânsito, defesa civil, administração, entre outras.
Aproveitando a ida à Brasília, os Prefeitos da Região Centro-Sul do Estado estiveram reunidos com o Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, na sede do Tribunal de Contas da União.
Os Prefeitos pediram mais agilidade para o término da duplicação da BR-116. Durante a reunião de trabalho, um profissional do Tribunal de Contas da União ficou designado para atender os Prefeitos e buscar respostas e ações com as empresas responsáveis pelas obras para a agilização.
Participaram da reunião, além do prefeito Jair Machado, os prefeitos das cidades de Tapes, Silvio Rafaeli, a prefeita de Cristal Fabia Richter, o vice-prefeito de Camaquã Jair Martins, o prefeito de Chuvisca Joel Santos, o prefeito de Amaral Ferrador Natanael Satiro, o prefeito de Sertão Santana Irio Stein e o vereador de Sentinela do Sul, Dilvane de Lima.