Lançamento Outubro Rosa

Publicado em: 01/10/2021 10:20 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal

A Secretaria de Saúde de Barra do Ribeiro, na pessoa da Secretária Leonice Capitanio de Souza realizou na manhã desta sexta-feira, 01 de outubro, cerimônia na Pronto Atendimento de nossa cidade para celebrar o início das atividades do outubro rosa. Na oportunidade foi oferecido um café da manhã a toda a equipe de saúde do Município.

Estiveram presentes o Prefeito Jair Machado, a Primeira Dama Nara Papke Machado e Vicê-Prefeito Vitor Mottin. A Secretária Leonice realizou uma fala de abertura lembrando salientando o trabalho realizado pelas equipes da saúde de Barra do Ribeiro que, em suas palavras, “com empenho, trabalho e dedicação realizam o melhor possível para a comunidade barrense”.

O Vice-prefeito Vitor relatou sua experiência familiar em que conviveu com o câncer e todas as dificuldades advindas, salientando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O Prefeito Jair Machado, em suas palavras trouxe a lembrança o excelente trabalho realizado pelos profissionais de saúde na pandemia de covid-19, lembrando de forma emocionada de todos aqueles que perderam familiares e amigos e mesmo assim seguiram realizando o seu trabalho da melhor forma possível.

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Para celebrar esse período a Secretaria de Saúde está realizando podem agendar a coleta de CP e o autoexame de mama nas unidades de saúde inclusive aos sábados com o objetivo de ampliar o atendimento para mulheres que trabalham de segunda à sexta-feira.

Registramos o agradecimento ao apoio da Casa Rural, Restaurante das Cucas, Supermercado Fengler, Especiarias Coloniais da Ana, Fruteira Vitória, Açougue Vitória, Fruteira dos Gringos, Mercado Justus, Mercado da Selma, Mercado da Família, Jeferson (Gerente Super Mercado), Casa do Arroz, Mercado do Gordo, e Padaria da Simone, que em reconhecimento com o bom trabalho da saúde do Município realizaram a doação do café da manhã proporcionados aos profissionais da saúde.